ActiveRunner - Naval Freitas

Entrevista - Naval Freitas

 

Terça (12/06), 10:00 da manhã em um Shopping da região leste de SP. Na verdade não foi uma entrevista...e sim um "bate-papo". E deste bate-papo informal gerou a primeira "mini-entrevista" com NAVAL FREITAS, educado, simples, humilde e atencioso. Durante a conversa, algumas fotos foram tiradas e divulgadas....!!!



Sobre o Início:

- No começo tive incentivo do meu amigo Leandro Prates, que é velocista de 1500 mts hoje entre os três melhores atleta do Brasil, na sua modalidade, com vaga garantida no Pan - Rio 2007. Tive grande apoio e conhecimento com Profº Fernando Bernardes, da Equipe Find Yourself, que foi meu primeiro treinador, ele foi a base de todo começo, tenho muito agradecer a ele.

Sobre a Gafe do Gel:
- Sim. Era comecinho. Inexperiente. Primeiras corridas. Me deram um "sache" de gel (energético)....mas ao invés de usar do jeito correto, abri e passei nas pernas, pensando que era algum tipo de pomada.

Sobre o Treinamento:
- Meu treinador...o Donizette (Benedito Donizette Gomes)...é um exemplo de pessoa. Além de ser treinador, é um grande companheiro. Sabe quando estou bem...ou quando não estou. Pela experiência que ele tem, claro.

Sobre a Conciliação de Tempo Treino / Faculdade:
- É difícil. Mas temos que nos disciplinar e arrumar tempo para as duas coisas. Faculdade é uma coisa que jamais imaginei fazer. Estou fazendo Educação Física e mantenho a rotina dos treinos determinadas pelo meu treinador (Donizete). Mas como tudo na vida não é fácil, temos que saber administrar o tempo e fazer as coisas da maneira mais certa possível.

Sobre Rivalidades:
- Não. Não existe nenhuma rivalidade. O que existe é uma "competição". Claro que estamos competindo para atingir um objetivo. E nessa competição, a rivalidade é natural. Mas nada que fuja disso. O relacionamento extra-corridas é normal. Não chega a ser uma coisa "íntima"...mas o coleguismo reina.

Sobre o "namoro" com Adriano Bastos (pelo fato dos dois estarem sempre juntos na ponta disputando os primeiros lugares):
- O Adriano é meu amigo. Me dá dicas, informações e quando tenho algo a perguntar...ele responde na maior simplicidade do mundo. Claro que, como atletas de ponta, estamos sempre disputando. Mas quem será o melhor...apenas no final da prova.

Sobre Algum Problema na Largada:
- Comigo graças a Deus não. Claro que já vimos alguns atletas caírem...tropeçarem...mas no final da prova, procuramos eles para ver se tá tudo bem.

Sobre Algum Episódio "curioso":

- Foi logo quando comecei a correr, saí muito forte (estava achando muito bom estar na frente de todos) em uma corrida na cidade de Itú. Logo no 2º km senti um dor na perna, mais mesmo assim continuei a forçar. Mesmo sofrendo não desisti. Quando dei por mim só tinha no percurso eu e o "cataprego" (ônibus que vai no percurso levando os corredores que não aquenta terminar a corrida), que insistia prá eu desistir. Recusei é solicitava gelo. Só sei que terminei com um saco de gelo na perna e em penultimo com 1:07:59 fiquei feliz era tão aplaudido quanto o primeiro lugar.

Sobre a Família:
- Família é o alicerce de qualquer ser humano. Minha esposa sempre me incentiva quando se tem uma prova e não estou com todo aquele pique. Graças a Deus e minha família que é uma benção. Sempre me apoia nas horas boas e ruins.

Sobre a Última Prova:
- Prova difícil que exigiu muito pelas longas subidas e descidas. Mas graças a Deus consegui vencer sendo campeão Brasileiro de montanhas e me classificar para a Venezuela.

Sobre os Patrocinadores:
- Harald Chocolates; Caixa Econômica Federal e Universidade Unip.

Sobre as Próximas Corridas:
- Corrida do Macuco/RJ - 10 km (24/06/07)
- Corrida Super40 Revezamento/SP (01/07/07)
- Sulamericano na Venezuela (15/07)

Sobre Dicas para quem está Iniciando:
- Principalmente não sair por aí correndo feito maluco e achar que é o super-homem. O ideal é procurar acompanhamento médico para as condições físicas e se possível um profissional da área para assessorar os treinamentos.
E prá mim...que não consigo sair dos 55 minutos numa corrida de 10 KM ?
- Se você tem todos os requisitos exigidos para a prática esportiva, é só TREINAR e ter DISCIPLINA.
Sobre mim (Wilson):
- Agradeço a você por essa oportunidade, pois de uma forma ou outra, está nos divulgando. Divulgando o Naval, o Adriano, os outros corredores em geral. E isso é muito bom, tendo em vista que a maioria dos meios de comunicação agem de forma comercial e pelo que dá prá ver e pelo o que você demonstrou, é que quer apenas divulgar. Realmente...parabéns pela iniciativa...e obrigado pela oportunidade.


Fotos dessa entrevista - CLIQUE AQUI





Naval Freitas

Atleta e Proprietário da Ritmo Certo Promoção e Organização de Eventos - SP